Para: quarta-feira, 30 de julho de 2025
Texto: Salmo 119.81-88
“Eu ponho a minha esperança na tua palavra.” (Sl 119.81)
Temos um ditado muito conhecido que diz que “a esperança é a última que morre”. Pode ser verdade. Mas há situações da vida em que, no mínimo, sentimos que a esperança entrou “em coma profundo”. São tantos os momentos difíceis que enfrentamos que por vezes ficamos desesperançados. Por isso, para nos ajudar a voltar a ter esperança, Deus continuamente nos anima com sua Palavra. Reanimado por Deus, o salmista testemunha: “Eu ponho a minha esperança na tua palavra” (Sl 119.81).
Através do salmista, Deus também renova nossas forças e esperança. Ele reafirma sua promessa de amparo em todos os momentos. No primeiro mandamento Deus diz: “Eu, o Senhor, sou o seu Deus” (Êx 20.2). Assim ele nos lembra de que temos um Deus que se preocupa conosco. Estamos sempre sob seus cuidados. Ele não vai nos desamparar. Cuidará de todos nós em todos os momentos.
O salmista nos conforta ao lembrar que mesmo quando nos sentimos inúteis, sem forças e desesperançados, nosso Deus não nos abandona. Por causa do seu amor, ele nos livra da morte.
Como podemos ter certeza disso? Jesus, a Palavra que se fez ser humano e habitou entre nós, nasceu, viveu, morreu e ressuscitou para nos dar a esperança que vai além dos momentos difíceis que enfrentamos. O Senhor renova nossa esperança para nossos dias aqui e para a eternidade. Essa é a esperança que não morre, porque é garantida pelo próprio Deus em sua Palavra. Assim, Deus nos mantém firmes na esperança que Jesus Cristo nos dá. A esperança que não se limita aos nossos dias, mas vale para a eternidade. Que a palavra do Senhor renove a sua esperança hoje, mais uma vez.
Oremos: Amado Pai celestial, obrigado por ficares conosco em todos os momentos e nos lembrar disso através da tua Palavra. Com ela, renova nossas forças e nos anima na caminhada da vida. Em nome de Jesus. Amém.