Para: quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
Texto: Daniel 3
“Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele.” (Dn 3.28)
Você já ouviu a expressão “coloco minha mão no fogo por ele”? Ao ouvir essa frase, não raro vem a advertência: “Cuidado, vai acabar se queimando”. Essa advertência faz sentido, visto que seres humanos são falhos e erram.
Situação bem diferente viveram os três israelitas do tempo do profeta Daniel. Desobedecendo às ordens do rei Nabucodonosor, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se curvaram diante de sua estátua de ouro. Resultado: foram lançados numa fornalha acesa para serem mortos.
Deus interveio e enviou “o seu Anjo” para protegê-los do fogo e salvá-los da morte. No final, o próprio rei reconheceu o poder de Deus: “Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles” (Dn 3.28).
A postura dos três israelitas não vinha de uma coragem humana, mas da fé que Deus tinha colocado no coração deles e alimentado com tantas promessas e demonstrações de cuidado. Apesar de maravilhosa, a ação de Deus em favor dos três é pequena diante do que ele fez por nós. Ele salvou os três amigos e libertou o povo de Israel, pois desse povo surgiria o Salvador do mundo.
Coragem! Anime-se e confie em Deus! Ele enviou mais do que um anjo para salvar você. Ele enviou seu próprio Filho para resgatar você da condenação e do pecado.
Oremos: Deus Todo-Poderoso, somos gratos pelo teu amor em Jesus, que faz milagres em nossa vida, do fôlego da vida ao perdão diário, da criação à salvação. Em Cristo. Amém.