Para: domingo, 21 de setembro de 2025
Texto: Marcos 7.14-23
“Aquilo que entra pela boca da pessoa não pode fazê-la ficar impura. O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos.” (Mc 7.18, 20-21)
Com medo de serem castigados de novo por Deus por não cumprirem os mandamentos, os judeus que voltaram do exílio desenvolveram um sistema de preceitos ainda mais rigoroso do que o da Lei de Moisés.
Os líderes dessa radicalização eram os fariseus. Eles formularam centenas de regras sobre o que vestir e o que comer, na ilusão de obterem a aprovação de Deus por meio de seu comportamento aparentemente impecável. A lei deixou de ser espelho da imperfeição e estímulo ao amor e se tornou termômetro de uma suposta e atingível santidade.
A prescrição mosaica de não cozinhar o cabrito no leite da mãe (Êx 23.19), por exemplo, pretendia combater a crueldade e estimular o respeito até para com os animais. Mas os fariseus transformaram aquela lei na proibição radical de nunca misturar carne e leite, a ponto de, até hoje, em Israel, lanchonetes não servirem cheeseburger. Na visão dos fariseus, cumpria perfeitamente o preceito quem não ingerisse carne e leite juntos. Quem seguisse isso à risca podia sentir-se superior aos demais. E os fariseus viviam menosprezando os outros.
É nesse contexto que Jesus adverte: “Aquilo que entra pela boca da pessoa não pode fazê-la ficar impura. O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos” (Mc 7.18, 20-21).
A salvação nada tem a ver com ingerir ou não certos alimentos, mas com um coração arrependido e dependente da bondade de Deus. Jesus sabia que a verdadeira transformação acontece de dentro para fora. Por isso mesmo ele deu sua vida em lugar da nossa, derramando seu sangue para nos purificar e criar em nós um coração novo, no qual o Salvador faz morada e a partir do qual derrama no mundo o seu amor.
Oremos: Querido Deus, que as minhas palavras e as minhas ações demonstrem que Jesus mora no meu coração. Em nome de Jesus. Amém.