Publicado em: 28 de agosto de 2025
Entregue seus medos a Deus!

Para: quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Texto: Salmo 34.1-10

“Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos.” (Sl 34.4)

Quando foi a última vez que você sentiu medo? O medo faz parte da nossa vida, de diferentes modos e intensidades. Vivemos com medo da violência, da solidão e do sofrimento, com medo do futuro, da velhice e da perda de pessoas amadas. Vivemos com medo do julgamento alheio, da discriminação e do preconceito.

Mas ficamos surpresos quando lemos no Salmo 34 uma confissão que parece contradizer tudo isso. Davi, diante de perseguição e risco de morte, confessou: “Eu pedi a ajuda do Senhor, e ele me respondeu; ele me livrou de todos os meus medos” (Sl 34.4). Será que também podemos nos livrar de todos os nossos medos? É preciso lembrar que esse sentimento de paz não brotou de Davi, mas foi um dom dado pelo próprio Deus. 

Afinal, o mesmo Davi, no Salmo 55, confessou: “O meu coração está cheio de medo, e o pavor da morte cai sobre mim” (Sl 55.4). Também os profetas e apóstolos sentiram medo: Elias se escondeu numa caverna, Jonas fugiu no porão de um navio, os discípulos apavoraram-se durante uma tempestade num lago. A expressão “Não tenha medo” foi dita por Deus a Moisés, Jeremias e Daniel. Dita pelos anjos a Maria, a José e aos pastores de Belém. Dita pelo próprio Jesus ressuscitado aos discípulos trancados em suas casas.

Sim, o medo continuará a fazer parte de nossa vida. Mas Davi, no Salmo 56, nos ensina a combatê-lo: “Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso e não terei medo de nada” (Sl 56.3-4). Deus escuta nossa oração e toma para si o nosso medo. Ele vem a nós e nos envolve com a sua paz, o seu amor e sua proteção, conquistados na cruz por nós. Em Jesus podemos ter a certeza de que, mesmo que a morte nos leve, estaremos com ele para a vida eterna. Essa é sua promessa fiel.

Oremos: Amado Pai, acalma o nosso coração e afasta de nós o nosso medo, na certeza da promessa de que nada pode nos separar do teu amor. Amém.