Publicado em: 13 de agosto de 2025
Do que você tem medo?

Para: quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Texto: Marcos 6.45-52

“Coragem, sou eu! Não tenham medo!” (Mc 6.50)

Mesmo já tendo visto Jesus fazer vários milagres, incluindo a cura de doentes e a ressurreição de uma menina, os discípulos tinham seus medos e receios (Mc 5.21-43).

Um dos milagres mais impressionantes, do ponto de vista humano, foi a multiplicação de pães e peixes. Não é para menos! Utilizando apenas cinco pães e dois peixes, Jesus alimentou uma multidão de mais de cinco mil pessoas. No final do dia, enquanto Jesus ficou se despedindo da multidão, os discípulos subiram em seu barco para atravessar o lago. E, então, veio o medo.

De madrugada, com o vento soprando forte contra o barco, os discípulos remavam com dificuldade. No pior momento da tempestade, eles viram alguém andando sobre a água. Pensando em se tratar de um fantasma, começaram a gritar e “ficaram apavorados com o que viram” (Mc 6.50).

Não reconheceram que era Jesus. Mesmo assim, Jesus lhes disse: “Coragem, sou eu! Não tenham medo!” (Mc 6.50). Depois subiu no barco e acalmou o vento. Mesmo diante de uma ação tão poderosa, os discípulos ainda estavam apavorados, pois sua mente estava fechada.

O medo deles só foi superado quando seus corações foram abertos ao receberem o Espírito Santo, tempos depois (At 2). A partir dali não tiveram mais medo, nem mesmo da morte, pois passaram a viver plenamente no amor de Cristo, um amor que afasta todo o medo (1Jo 4.18). 

Do que você tem medo? Com sua palavra de salvação, o Espírito Santo de Cristo quer transformar seu coração e mente, para que você creia em Jesus como seu Salvador. Crendo nele e vivendo no seu amor, você não terá mais medo da morte, mas a certeza da vida eterna.

Oremos: Senhor Deus, obrigado porque com Cristo não precisamos mais ter medo da morte, pois podemos ter a certeza de que viveremos eternamente. Em nome dele. Amém.