Para: sábado, 19 de abril de 2025
Texto: 1Pedro 4.1-8
“Porém eles vão ter de prestar contas a Deus, que está pronto para julgar os vivos e os mortos.” (1Pe 4.5)
Em sua Primeira Carta o apóstolo Pedro orienta os cristãos para que “vivam o resto da sua vida aqui na terra de acordo com a vontade de Deus e não se deixem dominar pelas paixões humanas” (1Pe 4.2). O apóstolo cita algumas dessas paixões que devem ser evitadas e deixadas de lado: a imoralidade, os desejos carnais, as bebedeiras, as orgias, a embriaguez e a adoração de ídolos.
O apóstolo também escreve que muitos ficam admirados quando os cristãos não tomam parte com eles nessa vida imoral, chegando a insultá-los por isso. E acrescenta: “Porém eles vão ter de prestar contas a Deus, que está pronto para julgar os vivos e os mortos” (1Pe 4.5).
Você está pronto para ser julgado?
Por mais incômoda que seja, essa é uma pergunta fundamental, pois todos terão de se apresentar diante do Senhor, sendo que a eternidade é uma realidade com apenas dois destinos possíveis: céu ou inferno, salvação ou condenação. Você está pronto?
Quando olhamos para nós mesmos descobrimos que não estamos prontos, porque percebemos o pecado que habita em nós. Engana-se aquele que julga ser merecedor do céu. Mas, quando olhamos para Jesus, nossos corações se enchem de esperança porque percebemos que Jesus é o nosso Salvador. Ele morreu em nosso lugar, sofrendo a condenação de nossos pecados. Não se desespere! Sua fé e esperança devem estar depositadas totalmente nele.
O novo ânimo que recebemos de Jesus nos faz reconhecer a importância do que celebramos na Páscoa: sua morte e ressurreição em nosso favor. Ao crer em Jesus estamos prontos para o julgamento, pois por meio dele nossos pecados são perdoados e podemos ter plena certeza da vida eterna com Deus no céu. Por isso celebramos a Páscoa com tanta alegria.
Oremos: Bondoso Deus, obrigado por me amares. Renova e fortalece em mim a fé verdadeira em Jesus, o Salvador. Amém.