O cristão e os esportes.

O CRISTÃO E OS ESPORTES

O cristão pode praticar esportes? Claro que pode! Nós não podemos condenar o esporte por causa dos abusos que alguns exercem ao praticá-lo. Se os abusos fossem motivo para condenar o esporte, teríamos que condenar também a comida e a bebida, porque ao comer e beber muitos praticam abusos; teríamos que condenar o trabalho, porque ao trabalhar, muitos cometem abusos.
Ao dizer que o cristão pode praticar esportes, entendemos que através de uma prática honesta, limpa e cordial, o esportista pode até dar testemunho de sua fé. Jesus disse: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16). Deixar brilhar a luz da fé também se pode no esporte, e é isto o que o cristão deve fazer.
Em nenhum texto da Bíblia o esporte é proibido. Pelo contrário, o esporte é usado como exemplo da nossa luta e corrida para o céu. Ver 1 Coríntios 9 e Gálatas 2. A coroa de que falam os textos de Tiago 1.12, 1 Pedro 5.4 e Apocalipse 3.11, é uma figura tirada das corridas dos atletas gregos, nas quais os vencedores ganhavam uma coroa de louros como prêmio pela vitória. Assim como Jesus usou figuras e exemplos terrenos para ilustrar verdades celestiais, assim o Novo Testamento usa essas figuras para ilustrar a vida cristã. Se o esporte fosse pecado, com certeza ele não teoria sido tomado como exemplo da luta e da corrida que devemos manter para o encontro no Reino dos céus.
O cristão está constantemente ameaçado por tentações do diabo. E, principalmente nas horas de lazer as tentações são mais fortes. Por isso o esporte praticado com correção, assim como a oração, o trabalho e a leitura, é um meio de ocupar tanto a mente quanto o corpo em uma atividade útil, não deixando que eles tenham oportunidade para pecar.
A Bíblia é clara em relação à responsabilidade que nós temos para com a nossa saúde física. Nós devemos cuidar para que a saúde física não seja prejudicada, pois tudo quanto prejudica a saúde do corpo, é pecado contra o mandamento que diz: “Não matar.” Considerando que a prática de esporte é fundamental para melhorar o nosso condicionamento físico, ele pode ser praticado com a aprovação de Deus.
Diante desses fatos, não podemos tirar outra conclusão senão esta: Enquanto o cristão não furta o tempo que deve dedicar exclusivamente a Deus, ou à sua família, ele pode e deve praticar esportes.

Paulo Kerte Jung, pastor