Para: sábado, 21 de fevereiro de 2026
Texto: Gênesis 45.3-15
“Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês.” (Gn 45.5)
Uma das histórias bíblicas mais surpreendentes é a de José e seus irmãos. Após ter se tornado o governador do Egito, José se reencontrou com seus irmãos que, no passado, o haviam vendido como escravo. Depois de anos, no ato do reencontro, numa belíssima atitude de amor e misericórdia, José dirigiu-se aos seus irmãos dizendo: “Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito. Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá. Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês” (Gn 45.4-5). Deus conduziu José para salvar a vida da família de Jacó e de tantas outras pessoas também.
Assim também, Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para ser o Salvador da humanidade. Ele também, num ato de misericórdia e amor, promoveu o reencontro dos pecadores com Deus Pai. Jesus pagou com bondade ao ser tratado com maldade, transformando o mal em bem.
Além do mais, ainda hoje, Deus continua a enviar também outras pessoas queridas e especiais na nossa frente que se tornaram, foram e são uma verdadeira bênção em nossa vida. A todas elas, devemos nosso reconhecimento e nossa gratidão. De igual modo, como alvos da misericórdia, da compaixão e do amor de Deus, somos estimulados a promover o bem-estar na vida de pessoas ao nosso redor. Num certo sentido, isso também é “salvar vidas”!
Oremos: Gratos somos por teu grande amor, ó Deus, pelo cuidado, amparo e salvação. Envia-nos como testemunhas para sermos uma bênção às pessoas, e que muitas vidas sejam transformadas e salvas pela tua mensagem e poder que é a boa notícia da salvação. Em Cristo. Amém.