Publicado em: 16 de fevereiro de 2026
A compaixão que muda tudo

Para: segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Texto: Lucas 6.17-26

“Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.” (Lc 6.21)

A presença de Jesus no monte causou uma mudança na paisagem. Uma multidão se ajuntou, carregando angústias e sofrimentos, e ele dirigiu um olhar de compaixão para aquelas pessoas. Não ficou indiferente. Interveio.

As pessoas foram aliviadas de suas dores. Mas, claro, continuavam vivendo em um mundo hostil. Podia haver variadas desventuras à espreita na próxima manhã ou noite de suas vidas. Jesus sabe bem como é a vida do ser humano por aqui.

Continuando a ensinar, os seus olhos se voltam, agora, para os discípulos. Além de curar e aliviar as pessoas de seus fardos do momento, Jesus Cristo é Mestre capaz e traz um ensinamento muito necessário: este mundo não é para sempre. E completa: “Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir” (Lc 6.21).

Naquele dia, ele pôde enviar muitos para suas casas sem tantos infortúnios. Mas, também, fez questão de anunciar que uma mudança maior estava por vir. Os que choram não mais chorariam. Os que têm fome, não mais teriam. Os injustiçados por causa do seu nome teriam grande recompensa. O cuidado misericordioso para com as pessoas naquele dia acabou sendo apenas uma amostra, um sinal de um cuidado muito mais completo, definitivo e abrangente.

A compaixão de Cristo é tal que ele não interveio somente de modo passageiro na vida daquelas pessoas. Sua grande obra ainda estava por se realizar. Com sua morte e ressurreição, ele conquistaria para as pessoas daquele tempo e de todos os outros tempos e lugares uma nova vida, em uma nova Criação, na qual não haverá nenhum motivo de pranto e lamento. A compaixão de Cristo muda tudo.

Oremos: Querido Deus, nós te rendemos graças por tua compaixão revelada em Cristo. Por Jesus. Amém.