Para: sábado, 14 de fevereiro de 2026
Texto: Jeremias 17.5-8
“Eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor.” (Jr 17.5-8)
Aprendemos com o primeiro mandamento que não devemos ter outros deuses além do Senhor. Isso significa que devemos confiar somente nele como fonte de todo bem. Mas, algumas vezes, somos tentados a confiar primeiro em muitas outras coisas. Uma boa reserva financeira, por exemplo, torna-se nossa segurança. Pensamos que está tudo bem, porque temos um bom dinheiro para imprevistos.
Por meio do profeta Jeremias, Deus quer ensinar ao seu povo que colocar sua confiança nos seres humanos e em seus recursos não é um bom caminho. A imagem usada é botânica. De um lado, quem confia no ser humano é comparado a uma planta sozinha em terreno árido. Por outro, quem confia no Senhor é como uma árvore plantada perto de um curso d’água.
A lição é clara. Para o nosso próprio bem, nossa confiança precisa estar no Senhor. Isso é tão importante que o versículo 7 afirma: “Eu abençoarei aquele que confia em mim, aquele que tem fé em mim, o Senhor” (Jr 17.7). No caso de quem confia em Deus, a sua esperança é o Senhor.
Sabemos que o Senhor Jesus é o único que nos salva verdadeiramente do maior mal que nos assola, do pecado e da morte. O amor revelado na cruz e o poder da ressurreição garantem isso. Quando confiamos em Jesus, caminhamos com ele e, unidos a ele pelo batismo, pela Palavra que ouvimos e por seu corpo e sangue que recebemos na Santa Ceia, reconhecemos a cada dia que Cristo não é simplesmente uma de nossas opções ou a melhor delas. Ele não é apenas o que merece a maior parte de nossa confiança, mas toda nossa confiança existe por causa dele mesmo. Sem ele, não teríamos motivo para esperança alguma.
Oremos: Senhor amado, obrigado por seres a nossa esperança hoje e sempre. Por Cristo Jesus. Amém.