Publicado em: 09 de fevereiro de 2026
Deus nos acolhe

Para: segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026

Texto: Lucas 5.1-11

“Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse: ‘Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!’” (Lc 5.8)

A santidade e as manifestações do poder de Deus nos assustam. Diante de nossa insignificância e pecaminosidade, ao nos defrontarmos com um Deus santo e justo, pensamos: Como posso subsistir diante de Deus? Quando nos defrontamos com as forças da natureza, seja um ciclone, as ondas do mar ou uma tempestade com raios, nos sentimos impotentes.

O apóstolo Pedro experimentou um desses momentos de terror ao presenciar o milagre da pesca maravilhosa realizado por Jesus. Sendo pescador profissional e frustrado por não ter apanhado nenhum peixe durante a noite toda, ao ouvir a palavra de Jesus, ele viu suas redes se encherem quase a ponto de virar o barco. “Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse: ‘Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!’” (Lc 5.8).

Entretanto, Jesus não se afastou de Pedro, mas o acolheu em sua aflição e disse: “Não tenha medo” (Lc 5.10). Em sua graça e misericórdia, Jesus acolhe o pecador apavorado pela própria indignidade, perdoa os seus pecados e o convida a fazer parte do seu grupo de colaboradores para pregar a boa notícia do amor de Deus a todos.

Feliz é aquele que se sente pequeno diante de Deus. Na completa dependência de Deus, somos fortalecidos por sua graça e capacitados a testemunhar do seu amor aos outros. Deus não se afasta de nós, mas nos acolhe sempre.

Oremos: Senhor, acolhe-me com meus pecados e medos, purifica-me por tua graça e concede-me a confiança de testemunhar do teu amor a todos. Em nome de Jesus. Amém.