Para: sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Texto: Salmo 19. (1-6) 7-14
“Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro. São mais doces do que o mel.” (Sl 19.10)
Ouro e mel têm algumas qualidades parecidas. Os dois são de cor dourada. Pequenos volumes pesam bastante. Ouro e mel são caros. Quem não aceitaria de presente uma barra de ouro ou uns quilos de mel?
O rei Davi, autor do Salmo 19, compara os ensinos da Bíblia com a preciosidade do ouro e a doçura do mel. Ele diz: “Os seus ensinos são mais preciosos do que o ouro. São mais doces do que o mel” (Sl 19.10).
Quando você ouve ou lê os ensinos da Bíblia, Deus traz a você o mais precioso de todos os presentes: o Salvador Jesus. Ele entregou a sua preciosa vida ao sofrimento, à morte na cruz, e depois ressuscitou. Para quê? Para dar a você de graça o perdão dos pecados. Afinal, precisamos de perdão. Muitas vezes amamos mais o “ouro” do que a Deus. Em vez de falar palavras doces ao nosso semelhante, pronunciamos palavras amargas. Se o seu coração está tomado de culpa por erros cometidos no passado, Jesus convida você a confiar nele. Ele quer limpar a culpa do seu coração e apagar os pecados com o sangue que derramou na cruz. Nenhuma quantidade de ouro é capaz de fazer isso. Mas Jesus, sim, ele dá a você o seu precioso perdão.
Os ensinos da Bíblia são doces, mais doces do que o mel. Se experiências na vida deixam você triste, Jesus lhe diz: “Eu amo você. Confie na minha ajuda”. Essas palavras são mais doces do que o mel e alegram o coração. Quando você precisa tomar decisões difíceis, os ensinos de Jesus iluminam a sua mente e lhe dão sabedoria. Então a amargura da mente é substituída pelo doce conselho de Jesus. Sirva-se à vontade do ouro e do mel oferecidos por Deus na Bíblia.
Oremos: Pai do céu, obrigado pelas bênçãos preparadas por Jesus. Dá-me o perdão e o teu conforto sempre que eu precisar. Em nome de Jesus. Amém.