“Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá.” (1Co 12.1)
Costumamos dizer que a verdade dói. Só que verdades também nos orientam e tranquilizam. Deus falou aos irmãos da igreja em Corinto que eles precisavam saber a verdade sobre os dons que o Espírito Santo concede. “Meus irmãos, quero que vocês saibam a verdade a respeito dos dons que o Espírito Santo dá” (1Co 12.1).
Qual era o problema? Os cristãos de Corinto consideravam alguns dons mais importantes do que outros e desejavam dons especiais para confirmar que o Espírito estava habitando neles.
Deus lhes falou três verdades sobre isso. A primeira, é que a fonte do dom está no Espírito Santo. Ele é o doador dos dons, começando com fé. Ninguém confessa Jesus como seu Salvador sem a ação do Espírito. Outra verdade é que os dons são praticados de jeitos diferentes. Mas é Deus quem faz isso. A terceira verdade é que os dons devem servir para edificar a família de Deus e não para glorificar indivíduos.
Os seguidores de Jesus recebem dons para abençoar o mundo. Eles necessitam de sabedoria para tomar decisões, de fé para atender a situações difíceis, de dons de cura, de pregar o evangelho e de distinguir o ensino correto da Palavra de Deus.
Por meio dos dons de seus seguidores, Jesus deseja alcançar todas as pessoas para que também venham a confessar Jesus como Salvador. Ele quer dar dons a você e integrar você no corpo de Cristo, a família da fé.
Oremos: Senhor Deus, obrigado pelos dons que tu nos concedes, especialmente o dom da fé em nosso Salvador Jesus. Ajuda-nos a agir com gratidão e humildade para com todos os irmãos. Em nome de Jesus. Amém.
Anselmo Ernesto Graff