Publicado em: 06 de janeiro de 2026
Visita a Jesus

“Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram.” (Mt 2.11)

Havia uma grande expectativa quando nossos pais falavam em visitar os tios e avós! Ficávamos alegres e inquietos até o dia de pegar a estrada! Hoje, não é diferente, especialmente neste período do ano, quando muitos programam suas férias e passeios. Viagens trazem uma enorme expectativa que nos faz sonhar acordados: “vamos descansar, ver coisas diferentes, arejar a cabeça, revitalizar nosso coração, matar a saudade”.

Na época do nascimento de Jesus, alguns magos fizeram uma viagem única. Eles também tomaram a estrada, não de férias, mas à procura de um menino: Jesus! Eles saíram do distante Oriente, guiados por Deus por meio de uma estrela especial, que revelava o nascimento de um grande rei. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava. O evangelista Mateus conta que eles “entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram” (Mt 2.11).

Hoje não temos uma estrela nos guiando até o menino Jesus. Mas Deus deixou sinais da presença de Cristo no mundo. Quando ouvimos as Escrituras Sagradas, quando somos batizados e quando recebemos o corpo e sangue de Cristo, com o pão e o vinho, na Santa Ceia, somos abençoados com a graça e o amor de Deus. Esses sinais nos levam a Jesus e nos transmitem seu perdão e graça.

Nossa vida também pode desempenhar um papel parecido com o da estrela de Belém. Como testemunhas do amor de Cristo, podemos levar outros até o Salvador para que o mundo inteiro o adore.

Oremos: Senhor, continua, todos os dias, a revelar-te a nós por meio da tua Palavra. Governa a nossa vida até a segunda vinda de teu Filho, Jesus, nosso Senhor. Amém.

Adalmir Wachholz