Publicado em: 05 de janeiro de 2026
Da manjedoura à cruz

“Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.” (Lc 2.52)

Um bebê traz muita alegria a toda família! Pais, tios, avós e demais parentes ficam maravilhados com aquele ser humano tão pequeno e frágil. Todos querem acompanhar de perto seu desenvolvimento: os primeiros sorrisos, os primeiros passos e, claro, as primeiras palavras.

Todos nós temos uma curiosidade muito grande a respeito de um bebê em especial: Jesus Cristo, o Filho de Deus que, sendo concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria. Como era o seu sorriso enquanto bebê? Quais foram as suas primeiras palavras? É curioso notar que os Evangelhos não trazem informações detalhadas sobre a infância de Jesus. O evangelista Lucas apenas relata que, “conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele” (Lc 2.52). Os relatos seguintes mostram Jesus, com trinta anos de idade, sendo batizado por João Batista no rio Jordão.

Mais importante do que saber mais sobre a infância de Jesus é conhecer o Homem-Deus que foi pregado na cruz. Mais importante que os primeiros passos do bebê Jesus são os passos do Filho de Deus carregando a cruz para a nossa salvação. Mais importante do que as suas primeiras palavras foram aquelas que Jesus pronunciou na cruz: “Tudo está completado! Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Jo 19.30; Lc 23.46). Essa é a maior e melhor alegria que podemos ter!

Oremos: Querido Jesus, muito obrigado por teres nascido como um bebê e teres morrido como meu Senhor e Salvador. Fortalece a minha fé para que eu também cresça em sabedoria e graça. Em teu nome. Amém.

Werek da Cruz Silva