Para: domingo, 28 de dezembro de 2025
Texto: Lucas 2.22-40
“Eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação.” (Lc 2.30)
Quando Jesus nasceu todos esperavam a revelação do Messias, o Salvador prometido por Deus. Simeão, um homem bom e piedoso, aguardava com muita expectativa o nascimento do Salvador. Guiado pelo Espírito Santo, ele foi até o Templo no dia em que Maria e José levaram Jesus para apresentá-lo ao Senhor. Ao ver o bebê, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse: “Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação” (Lc 2.29-30).
Simeão foi capaz de ver aquilo que homens estudiosos e grandes líderes não conseguiram. Nicodemos, líder do grupo religioso dos fariseus, não conseguiu compreender Jesus. Mesmo diante de milagres como a cura de um homem cego, muitos líderes do povo não conseguiram ver a luz de Cristo. Mas, o simples Simeão conseguiu. Mesmo sem testemunhar nenhum sinal milagroso ou espetacular naquele dia, ele creu que Jesus era o Salvador, porque o Espírito Santo o guiou.
Somente pela ação do Espírito, nós conseguimos ver a salvação de Deus, que ele preparou na presença de todos os povos, “uma luz para mostrar o teu caminho” (Lc 2.33). A falta de fé não é sintoma de falta de esforço ou falta de bons argumentos para se crer em Deus. A falta de fé é excesso de orgulho em querer racionalizar e controlar tudo.
Não seja como os líderes do povo, que tentaram acreditar em Jesus por meio de argumentos. Ao contrário, ouça o Espírito Santo que está mostrando que Jesus é seu Salvador. Na cruz ele pagou pelos pecados do mundo. Ao crer nessa boa notícia, somos capazes de viver em paz e, quando formos chamados por Deus, também saberemos partir em paz.
Oremos: Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e podemos viver em paz. Ensina-nos a partir em paz quando a morte chegar. Usa-nos para espalhar tua luz a todos. Em Jesus. Amém.