Para: quinta-feira, 23 de dezembro de 2025
Texto: Hebreus 1.1-6 (Estevão, mártir)
“O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus.” (Hb 1.3)
Um filho tem por característica carregar traços de semelhança com os seus pais. Alguns dizem: “Ele é a cara do pai”. Outros falam: “Ele é a cara da mãe”. Ainda outros dizem: “Tal pai, tal filho”. Por influência dos pais, os filhos possuem determinados valores que mostram a importância dessa proximidade. O texto da Epístola aos Hebreus, no capítulo 1, aplica essas verdades para a relação entre Deus e Jesus. O versículo 3 afirma que Jesus “brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus”.
Jesus, ao longo do seu ministério, revelou e demonstrou o poder criador de Deus: restabeleceu a vida em meio a doenças e morte, concedeu o perdão em meio ao pecado, trouxe calmaria em meio a tempestades.
Naquele tempo, o nome revelava a essência de uma pessoa. E, se Jesus herdou o nome de Filho de Deus, isso significa que na sua pessoa há uma relação de proximidade com Deus. Aquilo que Jesus diz e faz é o que Deus diria e faria. A maior característica do Filho em relação a Deus é o cumprimento da sua vontade. E assim Jesus veio ao mundo para cumprir a vontade de Deus de salvar cada pessoa.
Através de seu Filho, Deus se torna acessível para nós. Pela fé em Jesus nos aproximamos do Pai. O Natal é a comemoração de um caminho diferente para estar com Deus. Não é a nossa busca ou nosso esforço para encontrar Deus, mas o Natal é a celebração da ação de Deus em vir a nós, no menino nascido em Belém, na pessoa de Jesus. O Natal inverte a busca: é Deus quem se aproxima, é ele quem vem ao encontro de cada um de nós. Em Jesus, no seu nascimento, vida e morte, Deus se aproximou de cada um de nós. E através da sua Palavra ele fortalece a nossa fé e nos orienta no melhor caminho.
Oremos: Amado Deus, através de teu Filho também sou um herdeiro teu. Agradeço-te porque através da fé em Jesus tenho acesso ao teu amor salvador. Em nome de Jesus. Amém.