Publicado em: 15 de dezembro de 2025
Subindo o monte da paz

Para: segunda-feira, 15 de dezembro 2025

Texto: Miqueias 4.1-5

“Vamos subir o monte do Senhor.” (Mq 4.2)

É possível que um dos maiores desejos do ser humano seja ter paz para viver. São inúmeros os relatos de pessoas que, embora tenham todas suas necessidades supridas, relatam viver sem paz. Ao olhar para a história humana, a história das civilizações, dificilmente acha-se um período de paz. E mesmo que fosse encontrado um remoto momento sem guerra, no seu interior, na sua alma, a humanidade anseia pela paz que nunca encontrou em tratados e acordos entre povos. Muito se fala em pacifismo, tolerância, amor, mas pouco se efetiva. Até porque dentro de cada ser humano existe um espírito egoisticamente bélico, violento e pernicioso que vive buscando o conflito. É difícil ter paz assim. 

Contudo, conforme o profeta Miqueias anuncia, haverá um tempo em que as armas se transformarão em ferramentas de cultivo, em que gritos de horror e de guerra se converterão em canções de alegria e paz. Na verdade, esse tempo já chegou com a vinda de Jesus Cristo ao mundo. Sua chegada proporciona uma mensagem que traz vida e conforto, que acolhe e que perdoa, que ampara e conforta, que aceita e salva.

Essa mensagem está acessível a todos, sem distinção. Por isso o convite: “Vamos subir o monte do Senhor” (Mq 4.2). Deus tem uma mensagem de paz e perdão para o corpo e para a alma sedenta de alívio. Para nos presentear com essa paz, Jesus precisou subir outro monte, o da morte no Calvário. Lá ele encontrou o resultado de toda violência humana e pagou o preço da paz. Assim, hoje, você pode subir o monte da paz do Senhor porque Jesus conquistou a paz para você. Venha vivenciar essa paz que só Jesus Cristo pode dar!

Oremos: Amado Jesus, quero viver a paz que só tu podes dar. Prepara minha vida e meu coração para receber essa paz e ensina-me a compartilhá-la com aqueles que convivem comigo. Em teu nome, eu peço. Amém.