Publicado em: 14 de novembro de 2025
Alegria

Para: sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Texto: Jeremias 31.7-9

“Cantem de alegria.” (Jr 31.7)

O profeta Jeremias foi usado pelo Senhor Deus para dizer as mais duras palavras de repreensão por causa do pecado do povo de Deus. O povo de Israel havia caído em idolatria e estava confiando sua vida e decisões a outros poderes. Então Deus o chamou de volta com palavras de repreensão. Jeremias alertou o povo sobre o castigo que Deus enviaria, mas ele não foi ouvido. Por isso, não foi surpresa para o profeta quando Deus permitiu que o povo fosse levado para o exílio na Babilônia.

Em terras estrangeiras, o povo viveu 70 anos de sofrimento e angústias. Agora, o Senhor Deus usa o mesmo profeta para dizer suas palavras de consolo: “Cantem de alegria” (Jr 31.7). O Senhor Deus iria mostrar o seu grande amor ao seu povo e iria trazê-lo de volta para a sua terra. Por isso, o profeta diz ao povo: “Cantem de alegria”.

Deus, muitas vezes, nos repreende e chama a nossa atenção por causa do nosso pecado. Não podemos pensar que nossos pecados são irrelevantes e que não têm consequências. Precisamos ouvir com humildade as repreensões do nosso Deus porque ele as faz com imenso amor. Ele deseja que nos arrependamos dos nossos pecados e que confiemos na bondade dele, que nos perdoa e salva, em Cristo Jesus. Por isso, cantamos de alegria ao nosso Deus. 

A libertação do cativeiro da Babilônia foi uma pequena amostra do grande ato salvador de Deus, em Cristo Jesus. Jesus se fez cativo na cruz e, com sua morte, foi exilado da terra dos vivos para nos libertar da escravidão do pecado e para nos dar nova vida. Por meio da morte e ressurreição de Jesus, Deus nos devolve a alegria e a paz. Por isso, cantamos de alegria.

Oremos: Senhor Jesus, eu te agradeço por me libertares do pecado e da morte e por me dares a vida que nunca termina. Ajuda-me a confiar em ti, de todo o coração, e a cantar de alegria por causa do teu grande amor por mim. Oro em teu nome. Amém.