Para: segunda-feira, 10 de novembro 2025
Texto: 1Timóteo 6.3-10
“Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos.” (1Tm 6.10)
Influências externas podem mudar nosso modo de pensar e agir em relação a algum desafio. Elas podem proceder de pessoas ou coisas. Assim, levados pela tentação e ilusão das riquezas, por exemplo, muitos são tentados a entregar-se completamente à ansiosa busca por elas. Pode acontecer de forma simples e imperceptível, como a intensificação da dedicação ao trabalho. Ou de forma grotesca, ou seja, enriquecimento por meio de atitudes imorais. É importante, por isso, estar sempre alerta para o perigo do amor ao dinheiro. Pois “algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos” (1Tm 6.10).
Nenhuma classe social está livre desse perigo. Pobres e ricos são vítimas desse mal, sendo dominados pela avareza, ganância e descontentamento, manifestos na entrega de sua vida e dons a objetivos terrenos. Tornam-se, desse modo, escravos de coisas passageiras que geram tristeza, corrupção e muitos outros males e, por fim, a condenação eterna.
Cuidado! Ninguém está livre desse perigo. Sigamos com Jesus Cristo que, tentado assim como nós, decidiu continuar em seu estado de humilhação e derrotou o tentador. Assim, dirigiu-se até a cruz, com firmeza e fidelidade, e deu seu belo testemunho de fé em frente de Pôncio Pilatos (1Tm 6.13).
Jesus fez tudo por nós e sua vitória sobre o Diabo, o mundo e a tentação, nos beneficiam com perdão, novo ânimo e força para seguirmos com ele “até o dia em que nosso Senhor Jesus Cristo aparecer” (1Tm 6.14). Jesus é nossa melhor influência na vida!
Oremos: Bondoso Deus, ajuda-nos a tomarmos cuidado diante das ciladas do Maligno sob a aparência de coisas boas e necessárias para a vida. Liberta-nos da escravidão das riquezas e do fascínio que podem exercer sobre nós. Mantém-nos unidos com Jesus até o fim. Amém.