Publicado em: 05 de novembro de 2025
Vida curta

Para: quarta-feira, 05 de novembro de 2025

Texto: Eclesiastes 5.10-20

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho.” (Ec 5.18)

“A vida é curta” – costumamos dizer ao perceber as transformações que permeiam nossa existência. Temos a impressão de que a vida passa em um piscar de olhos ao ver crianças crescerem e o mundo mudar. Mesmo sabendo que o tempo é uma dádiva preciosa de Deus, não resistimos à tentação de investir tempo trabalhando tanto, “tentando pegar o vento” (Ec 5.16).

O rei Salomão pergunta: “O que é que ganhamos com isso?” (Ec 5.16). E ele mesmo responde: “O que ganhamos é passar a vida na escuridão e na tristeza, preocupados, doentes e amargurados” (Ec 5.17). Em um mundo competitivo como o nosso, é muito fácil ficarmos obcecados com nosso sucesso pessoal e profissional. Mas Deus nos ensina a agir de outra maneira.

Em sua Palavra, ele nos mostra que tudo o que somos e temos são dádivas que ele nos deu. “Fique contente com o que recebeu e com o seu trabalho”, escreve Salomão, “isso é um presente de Deus” (Ec 5.19). Nesse sentido, a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a curta vida que Deus lhe deu é comer e beber e aproveitar bem o que ganhou com o seu trabalho” (Ec 5.18).

Além disso, Deus nos mostra que não devemos perder tempo. O apóstolo Paulo nos alerta: “Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo” (2Co 6.2). Hoje somos convidados a nos arrependermos de investir tempo demais em busca de fama, riqueza e poder. Confiantes no amor de Deus e no sacrifício de Jesus Cristo na cruz, receberemos o perdão de pecados e uma nova vida. Se por um lado a vida parece ser curta, por outro lado, teremos toda a eternidade para viver em comunhão com Deus.

Oremos: Poderoso Deus, ajuda-nos na administração do nosso tempo. Ensina-nos a priorizar o teu Reino e a confiar em tua bondade que nos sustenta e guia. Em nome de Cristo. Amém.