Publicado em: 31 de outubro de 2025
Salvação: o doce presente de Deus!

Para: quinta-feira, 31 de outubro de 2025

Texto: Hebreus 9.11-14 (Reforma)

“Ele [Cristo] ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna.” (Hb 9.12)

“Doces ou travessuras?” – essa é a clássica pergunta que as crianças, fantasiadas de bruxas, vampiros e monstros, fazem ao sair pelas ruas, na tradicional festa do Halloween ou Dia das Bruxas. Essa festa marcava o fim de um ciclo no calendário celta, sendo também um dia de homenagem aos mortos.  

Mas por que citar o Halloween, se hoje também celebramos um dia muito especial, que é a Reforma Protestante?  

Podemos dizer que as duas festas têm algo em comum. À época do reformador Martinho Lutero, o povo vivia parte do clima de terror que retrata o Halloween. Deus era visto como um juiz severo, cruel e vingativo, quase um monstro. O medo da condenação e do inferno eram fonte de angústia constante. Nesse espírito de medo, também Lutero andava pelas ruas perguntando: “Onde encontrar um Deus misericordioso? Como obter a salvação eterna?”

A festa da Reforma marca o encontro de Lutero com esta resposta, expressa também no texto bíblico de hoje: “Ele [Cristo] ofereceu o seu próprio sangue e conseguiu para nós a salvação eterna” (Hb 9.12). Eis a mensagem libertadora professada pela Reforma: Deus é amor e vem ao nosso encontro. Não precisamos mais sair às ruas e perguntar, é o próprio Jesus que vem a nós, que nos abre as portas do céu e nos convida a aceitar o doce presente da salvação. 

Que linda festa! Diferente do Halloween, não é uma festa de celebração de mortos ou de figuras amedrontadoras. Pelo contrário, uma festa que celebra a vida, a alegria e o amor libertador de Deus a cada um de nós.

Oremos: Querido Deus, louvamos-te por teres te revelado a nós como um Deus misericordioso. Fortalece a nossa fé nas tuas promessas de perdão e vida eterna. Que possamos receber, com gratidão, o doce presente da salvação oferecido por teu amor. Amém.