Para: terça-feira, 28 de outubro de 2025
Texto: Hebreus 3.1-6
“Meus irmãos na fé, vocês que também foram chamados por Deus, olhem para Jesus, que Deus enviou para ser o Grande Sacerdote da fé que professamos.” (Hb 3.1)
Receber um chamado, ser convidado, ser lembrado, são situações que nos enchem de alegria. Especialmente quando se trata de momentos, de eventos importantes. Em ocasiões distintas, porque não dizer únicas, a resposta é sim, mesmo com toda a responsabilidade que por vezes a resposta envolve.
E quando o chamado vem de Deus, o que fazer? Sim ou não? Parece óbvio que a resposta é “sim”, mas é um “sim” diferente. O autor da carta aos Hebreus assim escreveu: “Meus irmãos na fé, vocês que também foram chamados por Deus, olhem para Jesus, que Deus enviou para ser o Grande Sacerdote da fé que professamos” (Hb 3.1). Deus, através desse trecho da Bíblia, vai nos ensinar que a resposta é olhar para Jesus.
Olhar com fé para Jesus, uma vez chamados por Deus, significa crer que a resposta já foi dada. Mesmo que tenhamos a impressão de que o “sim” vem da nossa parte, o Senhor já disse “sim” muito antes por meio do Grande Sacerdote Jesus. Jesus não foi apenas mais um sacerdote, mas o Grande Sacerdote, porque se ofereceu como sacrifício por nossa imperfeição, por nossa dívida com Deus, por nossos pecados. O “sim” de Deus veio através da Palavra que se tornou ser humano que habitou entre nós. O “sim” chegou a nós por Jesus que preparou o sacrifício, sendo ele mesmo sacrificado.
Contemplados com o convite e já com a resposta por amor e misericórdia de Deus, o que nos compete é “conservarmos a nossa coragem e a nossa confiança naquilo que esperamos”. Conservar a coragem e a confiança é olhar para cruz com Cristo em sua morte e olhar para ela vazia com a ressurreição do Senhor. Ouvir não apenas o chamado de Deus, mas também o “sim” de sua Palavra.
Oremos: Bondoso Deus, muito obrigado pela força e coragem que vêm de ti. Agradeço-te pelo que fizeste por mim na cruz. Graças, Senhor, por tudo. Em Jesus Cristo. Amém.