Publicado em: 27 de outubro de 2025
Reconhecer, voltar e viver

Para: segunda-feira, 27 de outubro 2025

Texto: Amós 5.4-9

“O Senhor diz isto ao povo de Israel: – Voltem para mim a fim de que tenham vida.” (Am 5.4)

O que seríamos sem a capacidade de reconhecer? Por vezes, em razão de enfermidades relacionadas à memória, perdemos a faculdade de reconhecer pessoas, o que causa angústia e tristeza a toda família. O médico e neurocientista Ivan Izquierdo (1937-2021) definiu a importância da memória ao afirmar: “Somos aquilo que recordamos e também o que esquecemos”.

Deus, por meio do profeta Amós, clamou ao povo de Israel por reconhecimento. Na verdade, não apenas o profeta Amós, mas todos os profetas do Antigo Testamento chamavam o povo a reconhecer Deus e seus atos. No capítulo 5 do livro de Amós, o Senhor diz ao povo: “Voltem para mim a fim de que tenham vida”, “voltem para o Senhor e vocês viverão” (Am 5.4, 6). Em outras palavras: reconheçam quem é o seu Deus.

Quando o povo de Deus havia se esquecido do seu Salvador, Deus foi em busca dele. E, nesse gesto de amor, não apenas fez o povo se lembrar dele, como também apresentou o caminho do arrependimento e perdão, mostrando que sua misericórdia “não tem fim” (Lm 3.22).

O Senhor não estava dizendo ao povo para buscar algo novo. Ao contrário, alertou seus filhos para voltar ao lugar que já conheciam, para os braços daquele que já os havia buscado.

Hoje, nosso misericordioso Deus, através de seu Espírito Santo, nos chama por sua Palavra também a reconhecê-lo, voltar a ele e viver. Nosso Deus, pela obra de Jesus na cruz, nos presenteia com a fé salvadora que realiza em nós o reconhecer. Por meio de Jesus, retornamos para o Pai e somos feitos filhos dele. Mesmo que tenhamos problemas de memória, nunca seremos esquecidos por Deus.

Oremos: Amado Senhor, obrigado por tua insistência em não me deixar esquecer, através do Espírito Santo, do teu amor em Jesus. Peço-te para que todos os dias eu reconheça a tua salvação em Cristo e compartilhe a tua obra. Em Jesus. Amém.