Para: terça-feira, 07 de outubro de 2025
Texto: Tiago 3.13-17
“A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.” (Tg 3.17)
A sociedade tem se beneficiado muito com a tecnologia. Recentemente a possibilidade de realização de transações bancárias instantâneas (que chamamos de “pix”) trouxe uma praticidade incrível. No entanto, o que seria algo para ajudar tem se transformado numa tremenda dor de cabeça para muita gente. Inúmeros golpistas se aproveitam dessa facilidade para furtar dinheiro de pessoas de boa-fé, que estão desatentas ou que desconhecem os perigos de ser enganado. Pode-se dizer que esses golpistas possuem uma “sabedoria maldosa”, que é reprovável.
Mesmo que alguém nunca chegue a cometer um estelionato desse tipo, somos culpados do maior golpe de todos: de querer deixar de ser criatura de Deus para ocupar o lugar de Deus no controle de tudo. A desobediência à vontade divina é algo impregnado em nós. Não somos capazes de amar ao nosso semelhante como amamos a nós mesmos e nem de amar a Deus acima de todas as coisas. Pelo contrário, naturalmente desejamos impor aos outros as nossas vontades e interesses, muitas vezes, impuros e mesquinhos.
Para desfazer esse golpe causado pelo nosso pecado, Deus, em sua misericórdia, enviou seu Filho Jesus para morrer pelas nossas maldades. Quem se arrepende e crê nisso recebe de Deus a mudança de pensamento, guiada pelo seu próprio Espírito Santo. Ele nos ensina que “a sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento” (Tg 3.17). Então, diante das tentações que surgem, deixemos Deus agir em nossa vida. Em Cristo, temos a sabedoria da nova vida e entendemos que o mais importante é buscar em primeiro lugar o Reino de Deus.
Oremos: Pai amado, ajuda-me a fazer a tua vontade que sempre será o melhor para mim. Por Jesus, meu Salvador. Amém.