Publicado em: 29 de setembro de 2025
Milagre – para quê?

Para: segunda-feira, 29 de setembro 2025

Texto: Marcos 8.11-13

“Por que as pessoas de hoje pedem um milagre?” (Mc 8.12)

É divertido assistir a um show de ilusionismo. A ação de mágicos ilusionistas desperta a curiosidade. Distrai a tal ponto que não se vê o tempo passar em um show de “mágicas”. Os interlocutores de Jesus queriam incriminá-lo, por isso o desafiaram a fazer um milagre. Eles queriam ver um espetáculo. Mas Jesus simplesmente não se importou com o pedido e disse: “Por que as pessoas de hoje pedem um milagre? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum milagre será feito para estas pessoas” (Mc 8.12).

Jesus fez muitos milagres, mas em nenhum deles teve a intenção de meramente encantar as pessoas. Na verdade, a compaixão o moveu a amenizar o sofrimento de muitos. Além disso, em todos os milagres Jesus visava a um propósito maior: revelar-se como o prometido Filho de Deus e Salvador dos pecadores. O propósito de Cristo continua sendo o mesmo. Ele se faz presente por meio de sua Palavra e com o seu Santo Espírito opera a fé para que pecadores sejam salvos e dediquem sua vida a Deus. Não existe maior milagre do que a operação dessa grande transformação.

Isso não quer dizer que Jesus não realize outros milagres. Como verdadeiro Deus, ele tem todo o poder. Nada é impossível para ele. Mas nós, pecadores, não podemos determinar a Deus o milagre que almejamos, nem o momento em que este deve acontecer. Deus comanda todos os acontecimentos na face da terra a partir de seu imenso amor e seus sábios propósitos.  

Deus seria insensível aos nossos pedidos? De forma alguma! Ao contrário, ele nos manda orar e promete ouvir nossas súplicas. Essas orações são parte de nosso culto a Deus e glorificam o seu nome, principalmente quando nos colocamos diante dele com humildade, dispostos a nos submetermos à sua vontade.

Oremos: Misericordioso Deus, perdoa a minha arrogância e reveste-me da humildade que estreita minha relação contigo. Amém.