Para: quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Texto: Isaías 29.20-24
“Portanto, o Senhor, que livrou Abraão de perigos, diz o seguinte a respeito do povo de Israel: ‘O meu povo não ficará desiludido outra vez, eles nunca mais sentirão vergonha’.” (Is 29.22)
Desilusão é a sensação de tristeza, frustração, desapontamento, decepção, perda de esperança e descrença. Vergonha, por sua vez, é o sentimento desagradável relacionado ao receio da perda de dignidade ou de falta de valor pessoal, humilhação e rebaixamento.
Você já passou por alguma situação em que sentiu desilusão e vergonha? De algum modo, todos nós já tivemos essas sensações. E não é nada agradável passar por isso. Às vezes leva tempo para a recuperação total.
O profeta Isaías fala de uma situação em que o povo de Deus se sentia oprimido e injustiçado. Os israelitas estavam desiludidos e com vergonha da situação pela qual passavam. O sentimento de desânimo era geral. Não viam muita perspectiva de futuro. A palavra do profeta, porém, traz alento. Nela está a promessa de Deus: “O meu povo não ficará desiludido outra vez, eles nunca mais sentirão vergonha” (Is 29.22).
A justiça humana é falha e, muitas vezes, opressora. Isso já acontecia no tempo do profeta Isaías. O povo de Deus sentiu isso na pele e a injustiça continua acontecendo mundo afora. Talvez você já tenha passado por circunstâncias em que a justiça dos homens foi equivocada.
A mesma palavra que o profeta dirigiu ao seu povo continua valendo para nós, hoje: “O meu povo não ficará desiludido outra vez, eles nunca mais sentirão vergonha” (Is 29.22). Deus não nos abandona. Ele conhece nosso sofrimento, nossas desilusões e vergonhas. Mesmo que aqui, aparentemente, estejamos derrotados, temos a garantia e a certeza da vida eterna, conquistada por Cristo Jesus. Lá não sentiremos mais derrotas ou humilhações.
Oremos: Bondoso Deus e Pai, graças te dou porque és o meu Deus, que cuida de mim em todos os momentos. Obrigado por me presenteares com a vida eterna, em que não mais sentirei vergonha e desilusão. Amém.