Para: sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Texto: Isaías 29.11-19
“O Senhor diz: ‘Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor’.” (Is 29.13)
Muitas vezes falamos coisas que não queremos e nos arrependemos depois. No calor de uma discussão, acabamos usando palavras que não refletem aquilo que pensamos de fato. Falar “da boca para fora” pode machucar, ofender e afastar pessoas. Nesses casos, é importante pedirmos perdão. E esse perdão não deve ser “da boca para fora” apenas, mas deve vir de um coração arrependido.
O profeta Isaías diz que o povo de Deus falava da “boca pra fora”. Ele escreve: “O Senhor diz: ‘Esse povo ora a mim com a boca e me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor’” (Is 29.13). Não havia ali um coração arrependido, pois esse povo vivia distante de Deus. Era um povo que realizava cerimônias apenas de aparência, mas com um coração duro e contaminado. Em vez de uma adoração genuína, havia ali a idolatria e a busca por interesses próprios.
Deus não exige nada de nós. Até a fé em Jesus é um presente que Deus nos dá. Essa fé muda nosso coração de orgulhoso para humilde, de pecaminoso para arrependido e perdoado. Quando Jesus habita nossa vida e nosso coração, temos perdão e vida eterna. E quando isso acontece, nossa oração, nosso louvor e nossa adoração não são mais “da boca para fora”, nem apenas para cumprir metas e rituais, mas acontecem com amor e alegria.
Crer em Jesus nos capacita a também escolher melhor as palavras que usamos com o nosso próximo. Quando isso acontece, o coração faz jorrar a paz e a boca começa a transbordar o amor que vem de Jesus. Assim, passamos a falar desse Deus e do seu perdão ao mundo.
Oremos: Obrigado, Jesus, por entrares em meu coração e mudares a minha vida. Obrigado pelo perdão. Continua fortalecendo-me pela tua Palavra para que eu possa testemunhar de coração, não “da boca para fora”. Por Jesus. Amém.