Para: domingo, 17 de agosto de 2025
Texto: Marcos 6.53-56
“Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus.” (Mc 6.54)
Quem é Jesus Cristo para você? Um milagreiro? Um mestre? Um homem qualquer? Qual é a identidade de Jesus e como reconhecê-lo? Segundo o Evangelho de Marcos, os moradores de Nazaré se perguntavam: “Por acaso ele não é o carpinteiro, filho de Maria? Não é irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não moram aqui?” (Mc 6.3). Na verdade, o povo estava desiludido com Jesus por ele ser “de casa”.
Não foi somente a origem de Jesus que trouxe desilusão ao povo. Sua morte na cruz como meio de salvação foi um escândalo para os judeus (1Co 1.23). Por isso, a desilusão com Jesus não aconteceu somente em Nazaré, mas acontece ainda hoje no coração de muitas pessoas. Muitos adotam a postura de endurecer o coração e não reconhecer Jesus como Salvador.
Se na cidade de Nazaré Jesus foi considerado apenas um simples carpinteiro, na região de Genesaré a postura foi totalmente diferente. O texto bíblico de Marcos relata o seguinte: “Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré, onde amarraram o barco na praia. Quando desceram do barco, o povo logo reconheceu Jesus” (Mc 6.53-54). O povo daquela localidade reconheceu que Jesus era alguém que podia ajudá-los. De fato, pelo poder de Jesus, muitas pessoas ficaram curadas.
Jesus não se limitou a fazer milagres. Ele era mais do que um carpinteiro. Mais do que um milagreiro. Os sinais e milagres de Jesus tinham a finalidade de apontar para sua missão na cruz. Ao receber a punição da cruz, o Filho de Deus se tornou nossa salvação. O carpinteiro-Deus fez da cruz o maior milagre de amor. Com o seu perdão, ele traz cura ao pecador.
Oremos: Senhor, agradecemos-te pelo milagre do teu amor. Capacita-nos a falar do teu Filho ao mundo. Em nome de Cristo, nosso Salvador e alegria nossa. Amém.