Publicado em: 14 de agosto de 2025
Deus e o seu imenso amor

Para: quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Texto: Salmo 136.1-9 (Tiago)

“Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.” (Sl 136.1)

Será que Deus realmente nos ama? Como podemos saber disso? O Salmo 136 nos ajuda a encontrar a resposta. Nesse texto, Deus apresenta consolo para a humanidade e o salmista nos convida a rendermos “graças ao mais poderoso de todos os deuses e ao mais poderoso de todos os senhores” (Sl 136.2-3).

Como esse perfeito Deus teria amor por nós, falhos pecadores? Uma coisa é certa: o ser humano não merece a misericórdia de Deus. Ele nos ama, não porque merecemos ou conquistamos algo por nosso mérito ou força. 

Imagine a seguinte situação: um homem se depara com uma criança sendo espancada por delinquentes. Ele se atira no meio da confusão, salva o menino e o leva ao hospital. Paga o tratamento. Descobre que a criança é órfã. Ele a adota e lhe dá o seu sobrenome. Meses depois, o pai ouve o filho chorando e preocupado com o futuro. O pai lhe abraça e lhe diz: “Eu não lhe mostrei? Arrisquei a minha vida para salvá-lo. Dei meu dinheiro para tratá-lo. Você usa o meu sobrenome. Eu o chamei de filho. Você acha que eu faria tudo isso e depois lhe abandonaria?” 

Uma coisa é mais certa: o Deus-homem, Jesus Cristo, mostrou seu imenso amor por nós. Ele se atirou na confusão do pecado humano, foi até a cruz, em meio a criminosos, para nos salvar. Deus, em Cristo, nos adotou e abraçou como seus filhos. Quanto amor por nós!

Deus realmente nos ama? Podemos encontrar a resposta na cruz. Ali ele não derramou apenas sangue, ele derramou amor por nós. Em gratidão à obra de Jesus, o salmista convida: “Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre” (Sl 136.1).

Oremos: Onipotente e Eterno Deus, nada merecemos de ti, senão castigo. Mas por teu amor enviaste o teu Filho Jesus para nos salvar da confusão do pecado. Queremos te dar graças todos os dias por tamanho amor. Em nome de Jesus Cristo, o nosso Salvador. Amém.