Para: segunda-feira, 4 de agosto de 2025
Texto: Amós 4.6-13
“Assim mesmo vocês não voltaram para mim. Por isso, povo de Israel, eu os castigarei. E, já que vou castigá-los, preparem-se para se encontrar com o seu Deus. Eu, o Senhor, falei.” (Am 4.11-12)
Poder parar, voltar e seguir por um caminho seguro é muito importante, pois pode ser a única maneira de chegarmos salvos ao destino. Muitos de nós estamos acostumados a fazer, quase sempre, o mesmo caminho quando vamos de casa ao lugar que frequentamos constantemente, principalmente se ele está bem conservado. Mas pode acontecer que, em algum momento, o caminho seja interrompido por alguma obra, acidente ou qualquer outro motivo que nos force a retornar ou desviar. Tomar essa atitude pode salvar-nos de um acidente ou até mesmo de morte.
O profeta Amós entregou a seguinte mensagem ao povo: “Assim mesmo vocês não voltaram para mim. Por isso, povo de Israel, eu os castigarei. E, já que vou castigá-los, preparem-se para se encontrar com o seu Deus. Eu, o Senhor, falei” (Am 4.11-12). Deus fez muitas coisas para que o povo voltasse para ele, em outras palavras, se convertesse. Deus enviou fome, chuva, água, tempestades, pragas, destruição de cidades – e tudo isso foi em vão. O povo continuou em sua vida de pecado.
Deus está diariamente nos chamando para mudarmos de rumo e voltarmos para ele. Mesmo quando permite o castigo, Deus age com amor e quer nos perdoar e nos dar uma nova oportunidade. Ele nos criou e não deseja a nossa destruição, mas, sim, a nossa alegria e salvação. Para nos salvar e mudar nossos rumos e caminhos, ele precisou entregar seu Filho, Jesus, ao castigo da cruz. Foi dessa forma que Jesus mudou os rumos da história e nos resgatou. Hoje é o dia da sua salvação. Jesus seguiu o caminho da cruz para fazer você seguir o caminho para Deus.
Oremos: Bondoso Deus de amor, obrigado por me chamares de volta para ti e mudares a minha vida, pois me livraste de todo pecado e me salvaste pelo teu amor. Por Jesus. Amém.