Para: terça-feira, 08 de julho de 2025
Texto: Jeremias 21.11-14
“Escutem aquilo que eu, o Senhor, estou dizendo!” (Jr 21.11).
“Entrou por um ouvido e saiu pelo outro”. Quantas vezes ouvimos nossas mães utilizarem esse ditado popular, especialmente ao nos repreenderem por nossos momentos de descuido e desobediência? Ao olharmos para a história, temos a impressão de que Deus deve falar ou então pensar o mesmo a nosso respeito.
Muitos são os momentos em que nos esquecemos dos mandamentos de Deus. No texto de Jeremias está registrado o que Deus disse ao profeta: “Jeremias, diga aos descendentes do rei Davi, que são a família real de Judá, que escutem aquilo que eu, o Senhor, estou dizendo: ‘Façam justiça todos os dias. Protejam dos exploradores aqueles que estão sendo explorados. Se não, as maldades que vocês estão praticando farão a minha ira queimar como fogo que não pode ser apagado’” (Jr 21.11-12).
A partir do texto de Jeremias, é possível notar que, além de cuidar da parte espiritual do ser humano, Deus também cuida da parte física e material de sua criação. Por meio do profeta, Deus lembra aos governantes a necessidade de cuidar do bem-estar da população. E esse cuidado somente estará completo quando o “amor de Deus” e o “amor a Deus” estiverem sendo colocados em prática por meio do amor ao próximo.
O próprio Jesus resume a segunda parte dos dez mandamentos em amor. No Evangelho de Mateus, Jesus disse: “E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo’” (Mt 22.39).
Como cristãos, perdoados por meio de Jesus, temos o privilégio de cuidar do nosso próximo. Podemos ajudar as pessoas dando bons conselhos e orando por elas. Além disso, também podemos auxiliar o próximo em momentos em que o amor precisa se tornar material em forma de mantimentos, medicamentos e tantas outras necessidades.
Oremos: Senhor meu Deus, ensina-me a amar ao meu próximo cada vez mais. Em nome de Jesus. Amém.