Publicado em: 07 de julho de 2025
Semeamos Jesus

Para: segunda-feira, 7 de julho de 2025

Texto: Marcos 4.1-20

“O semeador semeia a mensagem de Deus” (Mc 4.14).

“Colhemos o que semeamos”, diz o ditado. No Evangelho de Marcos, capítulo 4, Jesus utiliza a figura do semeador para contar uma das parábolas mais famosas da Bíblia. Jesus conta que o semeador saiu para semear e espalhou as sementes em diversos tipos de solo. Algumas sementes caíram na beira do caminho; outras, entre espinhos; outras, entre pedras. As plantas que cresceram nesses lugares não conseguiram se desenvolver, pois foram abafadas pelos obstáculos que havia. Somente as sementes que foram semeadas em solo bom conseguiram crescer.

Ao explicar o sentido da parábola, Jesus diz a seus discípulos: “O semeador semeia a mensagem de Deus” (Mc 4.14). Assim a semente é a própria Palavra de Deus, que traz a graça divina ao coração da pessoa e a faz nascer espiritualmente. Pela ação de Cristo, o Semeador, uma pessoa é levada a ter fé, que cresce e frutifica.

Para que a semente da mensagem de Deus chegue a todos, é necessário haver semeadores. Sem semeadores, a semente não chega a “terra”, ao coração do ser humano. Por isso, Paulo diz na Carta aos Romanos, capítulo 10: “Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada? E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros?” (Rm 10.14-15).

Recebemos as sementes da mensagem de Deus sempre que ouvimos e lemos algo que aponte para o Semeador Jesus, que colheu a morte na cruz para semear perdão. Podemos, portanto, agradecer a Deus pelos mensageiros que nos trouxeram a boa notícia da salvação. Mais do que isso, podemos também semear a mensagem de Jesus.

Oremos: Senhor Deus, agradeço-te porque também a mim chegaram as boas sementes da salvação. Usa-me para que a semeadura continue acontecendo em todos os lugares. Em nome de Jesus. Amém.