Publicado em: 03 de julho de 2025
Meditar ou preocupar-se?

Para: quinta-feira, 03 de julho de 2025

Texto: Salmo 1

“O prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite.” (Sl 1.2)

Muitas são as preocupações que rondam nossa mente e sobrecarregam nossa vida. Com o que você tem se preocupado ultimamente? 

Há uma diferença entre preocupação e meditação. A preocupação desgasta porque se limita a pensar nos problemas. A meditação é mais sábia porque nos faz dedicar atenção na busca por solução. Em que você tem focado os seus pensamentos: com preocupações ou meditações?

No Salmo 1, versículo 2, lemos que felizes são aqueles que confiam em Deus, pois “o prazer deles está na lei do Senhor, e nessa lei eles meditam dia e noite”. Meditando na Palavra, essas pessoas aprofundam-se, tal como raízes de uma árvore plantada à beira de um riacho, que mesmo no período de seca, encontram nutrientes e umidade para seguirem viçosas, sem murchar. Pouco adianta ficar lamentando e se preocupando com a seca. Sábio é aprofundar-se, meditar na Palavra, encontrando a fonte da graça e da misericórdia de Jesus.

Diante dos problemas, inúmeras sugestões nos são dadas. Percebe-se nas redes sociais que todos querem ensinar, aconselhar e direcionar. “Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus e que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus” (Sl 1.1). Pois esses são como a palha, ou como folhas secas, sem raiz, levados para lá e para cá diante dos ventos e modismos. Talvez sintam uma breve emoção por andarem de um lado para outro. No entanto, nunca produzirão nada de edificante; antes, secarão e ficarão separados do Criador.

Lembre-se: Deus veio ao mundo através de Jesus. Medite no seu amor revelado na cruz e perceba que no seu perdão há vida, há frutos, há sentido e segurança.

Oremos: Misericordioso Deus, entregamos diante de ti nossas preocupações e pedimos a tua ajuda. Dá-nos teu Espírito para meditarmos e nos apegarmos na sua redenção. Concede-nos a alegria de frutificar. Amém.