Para: domingo, 22 de junho de 2025
Texto: Marcos 3.1-6
“Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender.” (Mc 3.5)
Certa vez, Jesus estava diante de um homem doente, na sinagoga, a casa de oração do seu povo. Sendo um sábado, ele instigou as pessoas a refletirem sobre o que era mais importante: guardar a lei, não fazendo nada nesse dia, ou agir e ajudar a quem precisava. Jesus curou o homem, mas o texto bíblico diz que “Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender” (Mc 3.5).
Infelizmente, hoje não é muito diferente, pois há muitas pessoas religiosas que ainda se preocupam mais com as regras escritas do que com o sentido delas. Todos devemos respeitar os mandamentos revelados na Palavra de Deus, é claro. Mas o seu cumprimento não está na letra escrita, e sim nos princípios que a fundamentam. Por exemplo, há o entendimento de que a lei do sábado servia para ensinar a dedicar tempo a Deus e ao descanso. Na sociedade complexa em que vivemos hoje, aceitamos que nem todos podem descansar no mesmo dia. Domingo se tornou o dia tradicional de culto e descanso a partir do Novo Testamento, por causa da ressurreição de Jesus. Mesmo assim, o necessário não é guardar um dia específico da semana, mas ter a vida com Deus como prioridade, o que incluirá saber usar o dia de folga para santificá-lo.
Você procura entender, em cada situação, o que é necessário de acordo com a Palavra de Deus? Compreende também as dificuldades e necessidades das outras pessoas? Ou ainda é inflexível, de maneira que entristece o Salvador? Peça a Deus sabedoria, amor e humildade em suas decisões. Se ele não negou a você o próprio Filho, Jesus, também dará tudo o que você precisa para apaziguar o seu coração.
Oremos: Senhor Jesus, guia-me para que eu possa usar todo o meu tempo para servir a ti e ao meu próximo com amor. Ajuda-me a santificar meu tempo por meio do estudo da tua Palavra. Em teu nome. Amém.