Publicado em: 21 de junho de 2025
Não a nós, mas a Cristo

Para: sábado, 21 de junho de 2025

Texto: 2Coríntios 4.5-12

“Não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês.” (2Co 4.5)

Vivemos em um mundo midiatizado, isto é, todas as pautas, diversos assuntos e movimentos passam, de uma maneira ou outra, pelas mídias para ganhar visibilidade e credibilidade. Isso traz possibilidades, mas também desafios para quem quer compartilhar o que é bom.

Para a divulgação da Palavra de Deus, o maior desafio é impedir que a busca por visibilidade acabe transformando o anúncio do evangelho em espetáculo ou tornando quem prega o evangelho numa celebridade.

O apóstolo Paulo, a partir da humildade e do espírito de serviço ensinados por Jesus, fez questão de sempre frisar que não era ele mesmo, mas Cristo, o centro das atenções: “Pois nós não anunciamos a nós mesmos; nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor e a nós como servos de vocês, por causa de Jesus” (2Co 4.5).

Divulgar o evangelho não é algo que devemos almejar como fonte de lucro, fama ou qualquer benefício. Pelo contrário, quando feito de forma genuína, é um trabalho que trará dificuldades, descrédito e até perseguições. Mas tudo isso vale a pena, como diz o apóstolo: “O Deus que disse: ‘Que da escuridão brilhe a luz’ é o mesmo que fez a luz brilhar no nosso coração. E isso para nos trazer a luz do conhecimento da glória de Deus, que brilha no rosto de Jesus Cristo” (2Co 4.6). Jesus, ao morrer na cruz por nós, conquistou para nós o perdão e trouxe luz ao nosso coração.

A quem você segue quando escolhe o que vai ouvir, ver ou aonde ir para viver a sua fé? De quem você fala quando busca evidenciar sua fé? Que Jesus seja sempre o centro de nossas atenções como filhos de Deus, e não nós mesmos. 

Oremos: Senhor Jesus, dá-me a humildade que tu queres para que eu seja útil a teus propósitos. Não deixes que eu seja enganado por quem usa o teu nome para ganhar visibilidade. Amém.