Publicado em: 20 de junho de 2025
O devido descanso

Para: sexta-feira, 20 de junho de 2025

Texto: Deuteronômio 5.12-15

“O sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o seu Deus.” (Dt 5.14)

Na nossa vida, geralmente atribulada pela correria dos diversos compromissos, precisamos de equilíbrio em tudo o que fazemos, sendo que uma das questões importantes é saber dosar bem o trabalho e o descanso. 

No passado, era comum a escravidão, que tirava de povos inteiros a liberdade de decidir sobre o seu corpo e o seu trabalho. Hoje, embora ainda haja abusos por parte de quem explora nosso trabalho, na maioria das vezes somos nós mesmos que nos obrigamos ao desequilíbrio. Nós nos tornamos escravos das rotinas, do consumo ou das aparências que geram dívidas. Com tudo isso, muitos não conseguem descansar.

Nos difíceis tempos de antigamente, marcados por injustiças e escravidão, foi Deus quem deu ao seu povo o direito de um descanso semanal. E até tornou isso um dever, necessário para a boa consciência, para a vida justa em sociedade e para a renovação das forças. “Guardar o sábado” é um dos mandamentos que Deus deu a Moisés no monte Sinai.

A palavra “sábado” vem do hebraico e significa descanso. Jesus colocou-se como o Senhor do sábado, indicando que ele é a razão do nosso descanso. Com isso, Jesus mostrou que mais importante do que a regra é o princípio que está por trás dela, isto é, descansarmos de verdade com Deus no coração.

Como você usa o seu tempo de descanso e lazer? De uma forma que faz bem a você, às pessoas que ama e que estreita a sua relação com Deus? Coloque Jesus como companhia no seu descanso, qualquer que seja o dia em que você tire suas folgas. E lembre-se de que ele é a razão de podermos ter paz de coração e força para continuarmos na jornada.

Oremos: Senhor Deus, teus são os nossos dias. Dirige nossa vida para que tenhamos a ti como prioridade, santificando todo o nosso tempo unidos com Jesus. Amém.