Para: quarta-feira, 21 de maio de 2025
Texto: Atos 8.1-8
“Aqueles que tinham sido espalhados anunciavam o evangelho por toda parte.” (At 8.4)
“Aqueles que tinham sido espalhados anunciavam o evangelho por toda parte” (At 8.4). Esse momento de dispersão é um momento doloroso e crucial para a história que nos é contada no livro de Atos dos Apóstolos. O momento é doloroso porque nos fala de perseguição. É, porém, um momento crucial porque nos fala da Palavra de Deus sendo pregada em cada vez mais lugares.
A história do livro de Atos é resumida nas palavras de Jesus, que disse: “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” (At 1.8). Os discípulos estavam pregando em Jerusalém desde o dia de Pentecostes. Nesse momento em que a perseguição vem à tona, Estêvão é morto, e muitos dos seguidores de Jesus saem de Jerusalém e vão para as regiões da Judeia e da Samaria conforme as palavras de Jesus.
Enquanto observamos o desenrolar dessa história, podemos nos perguntar por que esses cristãos não lutaram pelos seus direitos ou por quaisquer outras coisas que considerassem justas. A única coisa que eles fizeram enquanto iam por toda parte foi pregar a Palavra. Eles poderiam ter feito muitas outras coisas, mas nenhuma delas realmente importava.
Os discípulos foram espalhados, mas eles nunca estiveram sozinhos. Além de falar sobre ir para diversos lugares, Jesus disse que sobre eles desceria o Espírito Santo. No momento em que eles foram dispersos, tudo o que eles tinham de fato eram as palavras ditas por Jesus.
Dias difíceis sempre existirão. Todos os dias, porém, podemos lembrar da presença de Deus, pois sua Palavra ainda é pregada entre nós.
Oremos: Querido e bondoso Deus, dá-nos sempre a tua Palavra. Firma-nos na esperança viva, que é Jesus, teu Filho. Em nome dele, oramos. Amém.