Publicado em: 07 de maio de 2025
Dar significado à fé em Jesus

Para: quarta-feira, 7 de maio de 2025

Texto: 2João 1-6

“Esse amor quer dizer isto: viver uma vida de obediência aos mandamentos de Deus. Como vocês ouviram desde o começo, o mandamento é este: continuem a amar uns aos outros.” 

(2Jo 6)

A doutrina e o ensino dos apóstolos, após o Pentecostes, nos permitem afirmar que a prática da fé envolve obedecer à vontade de Deus. Não podemos, entretanto, permitir que o orgulho transforme a obediência em glorificação pessoal ou em um caminho de se tentar obter salvação diante de Deus. Afinal de contas, ninguém pode obedecer perfeitamente à vontade de Deus, muito menos, alcançar a santidade por seus próprios meios.

A doutrina dos apóstolos ensina que Jesus veio cumprir perfeitamente a Lei de Deus em nosso lugar e, por isso, podemos tê-la como guia para o nosso viver. Nesse sentido, o apóstolo João elogia a fé da igreja para a qual escreve, dizendo: “Esse amor quer dizer isto: viver uma vida de obediência aos mandamentos de Deus. Como vocês ouviram desde o começo, o mandamento é este: continuem a amar uns aos outros” (1Jo 6).

A prática do amor de Deus é, justamente, cumprir a sua vontade, não pela força da lei, mas, sim, pela força da fé, isto é, recebendo poder do próprio Cristo, que combate o nosso pecado e egoísmo em benefício do nosso próximo. Precisamos dar significado à nossa fé, tomando atitudes concretas, estendendo o amor de Deus aos nossos semelhantes.

O evangelho de Cristo não pode ser vivido apenas mentalmente, no campo das ideias e do conhecimento. Amar não é isso. Amar é praticar e não temos exemplo maior do que o próprio Senhor e Mestre, Jesus Cristo, que se doou em favor de nossa vida. Ele é o amor! E o mandamento é este: continuem a amar uns aos outros.

Oremos: Querido Deus, servir a ti é um privilégio. Que a tua Palavra seja nossa orientação e o exercício de nossa fé, para que valorizemos o amor de Jesus por nós. Ajuda-nos e preserva-nos no teu Reino. Em nome de Jesus, nosso Salvador. Amém.