Publicado em: 18 de abril de 2025
Tudo está completado!

Para: sexta-feira, 18 de abril de 2025

Texto: João 19.17-30

“Quando ele tomou o vinho, disse: – Tudo está completado! Então baixou a cabeça e morreu.” (Jo 19.30)

Hoje é um dia especial. Não por causa do dia em si, mas pelo fato histórico que se celebra. Hoje lembramos a morte de Jesus que, de forma voluntária, se entregou para ser crucificado. Essa morte não foi igual a tantas outras. Ela tem algo muito especial. A Bíblia nos diz que “Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo” (Jo 3.16-17).

Jesus veio ao mundo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Suportou flagelo, escárnio e deboche. Mas ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Ao contrário, ele cumpriu o plano de Deus que oferece perdão, vida e salvação eterna para pecadores. 

Quem são esses pecadores? Esses pecadores somos você e eu. Herdamos de nossos pais a natureza pecaminosa e, por consequência, em nosso dia a dia cometemos pecados contra Deus e contra o próximo. Merecemos, portanto, o castigo, tanto aqui neste mundo como na eternidade. 

Mas Deus quer mudar isso. Jesus cumpriu a profecia do profeta Isaías que previa que o Salvador receberia o castigo que nós merecíamos. Suportou a nossa dor e sofreu para pagar pelos nossos pecados (Is 53). O Justo pelos injustos. O Santo em favor dos pecadores.

 Antes de morrer, para que se cumprissem as Escrituras, Jesus pediu algo para beber. Ofereceram-lhe vinho comum. “Quando ele tomou o vinho, disse: – Tudo está completado! Então baixou a cabeça e morreu” (Jo 19.30). Ao dizer “tudo está completado”, Jesus estava afirmando que tudo o que era preciso para oferecer perdão, abrir as portas do Reino de Deus e dar vida eterna para os pecadores já estava feito. Você não precisa fazer mais nada. Jesus já fez por você.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por tanto amor sem eu merecer. Amém.