Publicado em: 02 de dezembro de 2021
Jesus, o Rei justo 

Para: quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Texto: Salmo 72.1-7  

“Ó Deus, ensina o rei a julgar de acordo com a tua justiça!” (Sl 72.1)

Aqui, no Brasil, presidentes, governadores e prefeitos normalmente assumem os seus mandatos no dia 1º de janeiro. Muitos fazem discursos indicando como serão os seus governos, o que é importante.  

A Bíblia nos mostra a atitude do rei Salomão quando ele começou a reinar sobre o povo de Israel, no lugar de Davi, seu pai. Ele orou a Deus: “Ó Senhor Deus, tu deixaste que eu ficasse como rei no lugar do meu pai, embora eu seja muito jovem e não saiba governar. Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal” (1Rs 3.7, 9). 

O Salmo 72 é de autoria de Salomão e ele contém uma oração em favor do rei. Certamente essa oração foi usada na coroação do próprio Salomão e também de outros reis da linhagem de Davi. Em vez de dizer o que ele iria fazer, Salomão pediu que Deus lhe desse sabedoria para fazer a vontade divina e reinar com justiça: “Ó Deus, ensina o rei a julgar de acordo com a tua justiça!” (Sl 72.1).  

Mas há mais um detalhe importante. Quando escolheu Davi para ser rei sobre Israel, Deus lhe garantiu: “Eu farei com que o seu reino dure para sempre” (2Sm 7.16). Como assim? Como o reino de Davi pode durar para sempre? 

Muitos reis governaram sobre Israel depois de Davi e Salomão, porém o reino que dura para sempre é o reino de Jesus Cristo. Jesus veio ao mundo nascendo da descendência do rei Davi e por isso ele é chamado “Filho de Davi” (Mt 21.9). E o reino de Jesus não terá fim. Ele é o Rei justo porque deu a sua própria vida para salvar todas as pessoas. Com a sua morte e ressurreição ele garantiu o perdão para todos e agora reina eternamente na vida de todos os que creem.

Oremos: Bom Deus e amado Salvador, com todos os cristãos nós oramos: venha o teu reino! Reina sobre nós e em nós por meio da tua Palavra. Amém.