Publicado em: 25 de março de 2018
Um rei que veio para servir

Para:  Domingo, 25 de março de 2018

Texto: Lucas 19.28-40

“Quando Jesus chegou perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras, uma grande multidão de seguidores ia com ele. E eles, cheios de alegria, começaram a louvar a Deus em voz alta por tudo o que tinham visto.” (Lc 19.37)

“Quando Jesus chegou perto de Jerusalém, na descida do monte das Oliveiras, uma grande multidão de seguidores ia com ele” (Lc 19.37). Um homem entrou na cidade de Jerusalém montado em um jumento, seguido e saudado por uma multidão. Alguns moradores da cidade deviam estar se perguntando: “Quem é este Jesus que entra em Jerusalém saudado como rei?”

Talvez o animal que ele monta possa nos dizer algo a respeito do tipo de rei que ele é. Você não estranha um rei que monta em um jumento? Porque o animal de montaria tradicional de reis são os cavalos, não jumentos. Aliás, você já pensou a respeito da diferença entre jumentos e cavalos? Para que eles são usados? Cavalos são usados por pessoas importantes, imponentes, comandantes de exércitos. São animais de guerra, usados por alguém que vem para dominar, destruir, conquistar o que quer que seja, à força. Jesus não é esse tipo de rei.

Jumentos são usados por pessoas humildes, por servos, por alguém que vem para servir. Jumentos são animais de carga, usados por alguém que vem servir, carregando cargas. Esse é o tipo de rei que Jesus é. Um rei, sim! Mas um rei que veio para carregar a carga dos nossos pecados, um rei que conquistou a nossa salvação através da sua obra de servo.

Esse rei que foi enviado por Deus para cumprir as promessas que ele havia feito no Antigo Testamento é o mesmo rei que continua vindo a nós hoje em sua Palavra, no batismo e na santa ceia. Esse rei que entrou em Jerusalém no início da sua última semana de vida prometeu voltar para nos levar para morar com ele em seu reino, onde não haverá choro nem morte nem dor. Ele é o rei que virá para nos dar o perdão e a salvação que ele conquistou para nós.

Oremos: Deus, seguido por uma multidão alegre, que louvava a Deus e o recebia como rei, Jesus entrou em Jerusalém para conquistar a nossa salvação. Que nós também o recebamos como o enviado por ti para nos salvar. Amém.