Publicado em: 28 de setembro de 2017
Totalmente satisfeito

Para: Quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Texto: Salmo 104.27-35

“Cantarei louvores ao Senhor enquanto eu viver; cantarei ao meu Deus a vida inteira.” (Sl 104.34)

No Museu do Ouro, no México, estão em exposição importantes obras feitas com esse material por culturas muito diferentes, especialmente maias e astecas. O mais interessante é a forma como, durante a visita no museu, as pessoas são conduzidas para verem a exposição.

Um guia leva os turistas até um elevador onde as luzes vão diminuindo de intensidade até que se chega a um grande salão. Todos caminham juntos em direção ao centro do museu, sempre com uma luz fraca, que não deixa ver quase nada. Assim que estão todos prontos, as luzes são ligadas para mostrar o que o ser humano pode realizar com o metal mais precioso. São muitas luzes e muito ouro. A reação das pessoas, na sua grande maioria, é suspirar profundamente dizendo: “Uau!”

Reagimos automaticamente quando ganhamos um presente, quando vemos um filme quando vemos o último capítulo de uma novela, quando alguém nasce. Assim também vibra a torcida no estádio de futebol quando a bola entra no gol: as pessoas pulam, abraçam quem está perto e gritam gol até terminar a voz.

De maneira similar é a reação esperada de um ser humano diante do poder e do amor de Deus. Olhar para o céu estrelado e sentir que o Pai celeste está por trás de todo este tremendo Universo, reconhecer que nosso corpo é uma máquina fantástica e maravilhosa criada para que possamos viver e amar o próximo, identificar paisagens da natureza, momentos significativos e oportunidades para melhorar a vida de outros, nos leva a dizer como o poeta bíblico: “Cantarei louvores ao Senhor enquanto eu viver; cantarei ao meu Deus a vida inteira” (Sl 103.33). É como dizer “uau” ou “gol” diante da obra de Deus.

Oremos: Pai de amor e poder, ajuda-me a valorizar, celebrar e agradecer todos os dias pelo perdão que recebo diariamente por causa do teu Filho Jesus. Amém.