Publicado em: 24 de março de 2017
QUEM LHE DEU O DIREITO?

Sexta-feira, 24 de março de 2017

Leia Lucas 20.1-8

“Diga para nós: com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu essa autoridade?” (Lc 20.2).

            O Sinédrio, ou Conselho Superior, liderado pelo Grande Sacerdote é a autoridade reconhecida em Jerusalém. Os membros do Sinédrio não estão satisfeitos com Jesus expulsando os animais e cambistas do Templo e ensinado as pessoas debaixo de seus narizes. Então, um grupo do Sinédrio pergunta quem deu a ele autoridade para fazer essas coisas.

            Eles esperam que Jesus diga que a sua autoridade vem de Deus. Eles, em seguida, iriam pedir provas as quais não reconheceriam, e assim eles o desacreditariam diante da multidão. Jesus percebe a armadilha deles. Ele responde polidamente: “Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Respondam: Quem deu autoridade a João para batizar? Foi Deus ou foram pessoas?”

            A armadilha funciona, mas são eles os que caem nela! Eles poderiam dar uma resposta que agradasse a multidão, dizendo que a autoridade de João vinha de Deus, mas eles sabiam que Jesus perguntaria por que, então, eles não o obedeceram e receberam seu batismo. Se eles dissessem o que realmente pensavam, afirmando que a autoridade de João não vinha de Deus, eles temiam que a multidão se revoltasse e os apedrejasse até a morte porque o povo acreditava que João era um profeta.

            Então, a única resposta que eles podem dar é não responder: “Nós não sabemos quem deu autoridade a João para batizar.” Essa resposta não é satisfatória já que eles eram considerados os líderes responsáveis pela instrução religiosa em Israel. Eles ficam completamente humilhados pela resposta que tiveram de dar.

            Jesus usa isso contra eles. Se vocês não me respondem, “então eu também não digo com que autoridade faço essas coisas.”

Oração: Senhor Jesus Cristo, tua autoridade realmente vem de Deus, teu Pai, a mesma fonte da autoridade de João. Ajuda-me a aceitar tua autoridade e confiar em ti sempre. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.