Publicado em: 05 de novembro de 2017
Quem está mal orientado precisa ser ensinado

Para: Domingo, 05 de novembro de 2017

Texto: Marcos 12.28-37

“Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse: — Você não está longe do Reino de Deus.” (Mc 12.34)

Os fariseus e mestres da lei sofreram muitas críticas da igreja. De fato, Jesus chamou os fariseus de raça de víboras. Mas há algo implícito em alguns textos dos evangelhos que deveriam levar-nos a uma postura mais amena. Em João, capítulo 3, Jesus orienta Nicodemos, um homem muito importante do grupo dos fariseus. Em Marcos, capítulo 12, Jesus tem um diálogo, que não está carregado de rejeição, com um mestre da lei. Jesus diz, logo depois de ponderar sobre o centro dos mandamentos, sobre amar a Deus e ao próximo: “Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse: — Você não está longe do Reino de Deus” (Mc 12.34).

É bem provável que alguém já tenha batido à sua porta para oferecer literatura, iniciado um debate sobre doutrinas ou sobre um texto bíblico. Qual foi a sua reação? Desprezo, medo, rejeição, ódio? É claro que devemos estar sempre firmados em nossa fé e não permitir que enganadores nos confundam, mas também é preciso saber que nem todos são maus, agindo conscientemente de forma desonesta. De fato, nem todos os fariseus eram maus, a grande maioria talvez somente estivesse equivocada.

Há muita gente pregando ou seguindo falsas doutrinas, mas seguramente nem todos são maus. Há muitos que foram enganados e seguem enganando com o mesmo discurso sem se darem conta. Por isso é muito importante manter a paciência e o respeito, o amor ao próximo, provindo de Deus, que também nos ama, apesar de que, na maioria das vezes, também nos equivocamos. Precisamos, isso sim, fortalecer nosso conhecimento da Palavra de Deus, estar firmes na salvação em Jesus, tanto para a defesa de uma fé saudável pessoal, como para o testemunho no diálogo com outros. No centro de tudo deve sempre estar o amor a Deus e ao próximo.

Oremos: Deus, abençoa e fortalece minha fé e conhecimento por meio de tua Palavra. Amém.