Publicado em: 27 de maio de 2018
Quem é Jesus?

Para: Domingo, 27 de maio de 2018

Leia em sua Bíblia: João 8.54-59

“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, ‘Eu Sou’! — respondeu Jesus.” (Jo 8.58)

Ao longo de seu ministério terreno, Jesus curou, proclamou a palavra, alimentou multidões, e fez o bem a muitos! Por conta disso, Jesus não é apenas reverenciado pela religião cristã, mas por muitas outras. Mas há um ponto que separa a fé cristã de todas as outras religiões, e que está relacionado à seguinte questão: “Quem é Jesus?”

Para muitos, Jesus foi um homem incomparável, a ponto de o calendário ser dividido em antes e depois de Cristo. Outros consideram que Jesus foi um grande homem! O maior médico! O maior psicólogo! Enfim, Jesus foi o melhor homem a pisar neste mundo, mas nada além disso. Será mesmo?

Não há dúvida de que Jesus foi um homem incomparável. Mas para compreendermos de fato quem foi Jesus, nada melhor do que ouvirmos o que ele afirma sobre si. Jesus não possui apenas a natureza humana, mas também a divina. Por isso, faz uma afirmação categórica aos israelitas sobre quem ele é: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: antes de Abraão nascer, ‘Eu Sou’!” (Jo 8.58).

Ao fazer tal afirmação, Jesus proclama que não é apenas um homem, mas também é Deus! O único a reunir ambas as naturezas é o Messias prometido. Mas infelizmente, os israelitas não creram e por isso, a reação seguinte à afirmação de Jesus foi de querer apedrejá-lo. A ironia é que Jesus foi pedra de tropeço para eles, pois “a pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas” (Lc 20.17), a pedra angular. Por isso, saber quem é Jesus faz toda diferença! Quem é Jesus? Jesus é homem, mas também é Deus!

Oremos: Bondoso Deus e Pai, o mero conhecimento intelectual sobre quem é Jesus é insuficiente. Concede-me fé e mantém-me nela, a fim de que eu jamais esqueça que Jesus é Deus e meu Salvador. Amém.