Publicado em: 07 de janeiro de 2018
O segredo acabou: Jesus é Salvador

Para: Domingo, 07 de janeiro de 2018

Texto: Lucas 3.15-22

“Depois do batismo de todo aquele povo, Jesus também foi batizado. E, quando Jesus estava orando, o céu se abriu.” (Lc 3.21)

Jesus veio ao mundo para nos dizer quem Deus é, e qual é a sua missão com a humanidade. Deus é salvador e sua missão é salvar.

O batismo de Jesus também é revelador. Deus abriu seu coração com o batismo de seu Filho. O céu se abriu e não há mais segredo. O que Deus planejou foi revelado. No batismo de seu Filho ele se identificou com os pecadores e assumiu por eles suas dívidas e a punição por causa do pecado. Ele se coloca na fila dos pecadores de todos os tempos e manifesta a graça de Deus para com todos. Jesus não precisaria ser batizado. O batismo é para pecadores. Mas ele se apresentou para ser batizado a fim de anunciar que estava assumindo o débito de cada ser humano diante de Deus. O evangelista Lucas conta que “depois do batismo de todo aquele povo, Jesus também foi batizado. E, quando Jesus estava orando, o céu se abriu” (Lc 3.21).

O amor de Deus por nós ficou mais claro com esse gesto de Jesus. Mais do que vir ao nosso encontro, ele fez uma troca, que aos olhos humanos é injusta. Sem ser pecador, ele carrega em seu corpo todos os pecados, de todas as pessoas, de todos os tempos. O Filho que não tem pecado, toma sobre si o pecado de todos para pagar o resgate e fazer a satisfação por eles.

O batismo do Senhor Jesus foi o começo do seu ministério. O batismo cristão é o início da vida como um filho de Deus, que vive em arrependimento e fé. Pela pessoa batizada hoje, Jesus entrou na fila para interceder junto ao Pai em favor dela. Graças a Jesus, Deus Pai nos vê como pessoas santas e age em nosso favor, através do perdão, do consolo, do cuidado e de todas as outras dádivas necessárias para nossa vida.

Oremos: Pai celestial, graças te damos por teu Filho Jesus ter carregado em seu corpo o nosso pecado. Ajuda-nos a perceber em nosso batismo uma obra tua em nosso favor e concede-nos o teu perdão e cuidado em nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.