Publicado em: 23 de julho de 2017
O amigo que multiplica

Para: Domingo, 23 de julho de 2017

Texto: Mc 6.35-44

“Ai Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo.” (Mc 6.41)

        Uma das grandes preocupações da atualidade é com os baixos estoques de alimentos. Produzir alimentos de qualidade e conseguir fazê-los chegar aos mais de 7,5 bilhões de habitantes do planeta é um desafio para os dirigentes mundiais. Milhares de pessoas morrem de fome diariamente, enquanto boa parte dos alimentos é desperdiçada.

        A multiplicação dos pães é um dos mais conhecidos milagres. Ele mostra o olhar de compaixão de Jesus para as pessoas. Mas como alimentar aquela multidão sem recursos financeiros? O que fazer com cinco pães e dois peixes? Jesus lança o desafio aos seus discípulos: “Deem vocês mesmos comida a eles” (Mc 6.37).

        O que parece humanamente impossível, torna-se realidade quando colocado nas mãos do Filho de Deus. “Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo” (Mc 6.41). O poder de transformar o pouco em muito é divino. Jesus saciou a todos e, além disso, houve uma expressiva sobra. Aquela multidão teve saciada a sua fome espiritual através dos ensinamentos de Jesus e, também, a fome física, através do milagre da multiplicação dos alimentos.

        Jesus continua vivo em nosso meio e ele ainda age. Silenciosas multiplicações continuam acontecendo. Onde o amor de Deus habita, pessoas são saciadas espiritual e fisicamente. Quando colocamos nas mãos de Deus aquilo que temos e lhe damos graças, o pouco também se torna muito. O mesmo Deus, que em Jesus nos garante o perdão e a vida em abundância, também continua se preocupando com as nossas necessidades físicas e continua abençoando a nossa terra para que produza o alimento que necessitamos.

Oremos: Deus querido, tudo o que possuo vem das tuas mãos, é dádiva, é presente. Capacita-me para que, agradecido, eu saiba partilhar meus dons e bens. Em nome de Jesus. Amém.