Publicado em: 26 de março de 2018
Novo céu e nova terra

Para: Segunda-feira, 26 de março de 2018

Texto: Isaías 65.17-25

“Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra.” (Is 65.17)

A semana da Páscoa é especial pois traz uma mensagem de esperança. No livro bíblico de Isaías, capítulo 65, Deus diz: “Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra” (Is 65.17). Este texto foi escrito há mais de 2.000 anos e continua atual. A realidade do mundo descrita pelo profeta era de choro e gritos de aflição. Falava de crianças morrendo, de pessoas que construíam casas e não tinham onde morar, que faziam plantações e não conseguiam usufruir do resultado de seu trabalho.

Não é isso que acontece nos dias de hoje? As pessoas que constroem prédios e palácios, em muitos casos, não têm casa própria e nunca terão dinheiro para poder comprar as casas que construíram. Crianças e jovens morrem nas cidades vítimas de epidemias e da violência. Ouve-se choro e gritos de aflição todos os dias em nossas cidades.

É essa realidade dura que Deus mudará. Ele criará um novo céu e uma nova terra. São novos porque serão diferentes dos que hoje existem. Haverá vida eterna, alegria, entendimento, amor. As pessoas não se distinguirão mais por serem jovens ou velhas. Não haverá violência. Até inimigos históricos, como o lobo e a ovelha, viverão em paz. O passado será esquecido. Tudo será diferente.

Você acredita que é possível terminar com a desigualdade social, com a violência? É possível um mundo novo?

Deus fará isso. E a Bíblia diz mais: ela fala de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Jesus era Deus e assumiu a forma humana. Ele experimentou a dura realidade deste mundo. Ele nasceu pobre, foi perseguido, condenado injustamente e foi morto. Ele fez tudo isso para que um mundo diferente fosse possível. E ele venceu. Na semana da Páscoa lembramos disso. Jesus venceu o sofrimento, a injustiça, a morte. Ele ressuscitou. É possível um novo céu, uma nova terra! Você e eu podemos ter esperança.

Oremos: Senhor, eu creio nas tuas promessas. Eu espero um novo céu e uma nova terra. Em nome de Jesus. Amém.