Publicado em: 24 de outubro de 2017
Maturidade cristã

Para: Terça-feira, 24 de outubro de 2017

Texto: Hebreus 6.1-3

“Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos.” (Hb 6.1)

Bebês iniciam a alimentação com o leite materno. Somente após se desenvolverem, comem um alimento sólido. Algo semelhante ocorre com o cristão. E nesse contexto, o alimento é a Palavra de Deus, a Bíblia. Não há outra forma de crescer e ter seu caráter aperfeiçoado a não ser pela leitura, estudo e meditação nos ensinamentos de Deus, revelados em sua santa Palavra. Mas, há cristãos que não sentem a necessidade de chegar ao ensinamento de adultos e se acomodam na vida de “bebês espirituais”, deixando de experimentar o melhor de Deus para suas vidas.

O autor da carta aos Hebreus revela que, diante das perseguições, alguns cristãos eram tentados a apartar-se do caminho, tornando-se passíveis de retornarem ao judaísmo. Daí a advertência: “Assim, vamos em frente a fim de chegarmos ao ensinamento de adultos, deixando para trás as primeiras lições da mensagem de Cristo. Nós não vamos colocar de novo as bases dessa mensagem, isto é, a necessidade de abandonar uma vida inútil e de crer em Deus” (Hb 6.1). Assim como o bebê que cresce alimentando-se somente de leite terá sérias complicações na sua saúde, o cristão que deixa de fazer progresso em sua vida espiritual não somente deixará de desfrutar maiores delícias que Deus lhe tem reservado, como correrá sério risco de ser facilmente vencido pelas tentações e também de ser levado por ventos de doutrinas perniciosas e falsas.

Ao nos aprofundarmos no ensino bíblico, alcançaremos sabedoria para discernir o que convém e o que não convém, e nosso testemunho de fé será mais edificante. Portanto, com um coração confiante em Cristo, busquemos crescimento na Palavra e que o Espírito Santo nos conceda maturidade cristã, tanto na fé como nas obras.

Oremos: Deus, dá-me fome e sede de tua Palavra e torna-me sempre mais apto a entendê-la, praticá-la e usá-la no cotidiano da vida. Em nome de Cristo. Amém.